![]() |
| STF impõe medidas cautelares a ex-presidente Jair Bolsonaro por coação, obstrução e atentado à soberania nacional. Reprodução: Antonio Augusto/Divulgação STF. |
Obrigado por acessar. Neste blog, Leonardo Girotto comenta, sugere e traz informações sobre diversos assuntos.
STF impõe medidas cautelares a ex-presidente Jair Bolsonaro por coação, obstrução e atentado à soberania nacional
Roblox anuncia data center no Brasil
Hoje, na Gamescom Latam, a Roblox anunciou a construção de um novo data center no Brasil, com lançamento previsto para o início de 2026. A nova infraestrutura irá melhorar a experiência na plataforma para milhões de usuários brasileiros, oferecendo desempenho aprimorado e menor latência em todo o país.
O data center estará localizado em São Paulo, localização estrategicamente escolhida para melhor servir a comunidade crescente no país. O Brasil é o segundo maior mercado do mundo para a Roblox em número de usuários ativos, tendo crescido a uma taxa agregada de 183% em quatro anos*.
"Nós estamos empolgados para lançar o novo data center no Brasil, o nosso mais avançado até agora,” disse Jerret West, diretor executivo de marketing e líder de expansão internacional na Roblox. "Com hardware de ponta, estamos elevando o desempenho e a confiabilidade para nossos jogadores brasileiros e nos preparando para receber milhões a mais. O Brasil é extremamente importante para nós, e estamos comprometidos em construir uma plataforma mais imersiva e responsiva para os usuários daqui e de outras partes do mundo".
![]() |
| . Reprodução: Divulgação. |
Ter um data center no Brasil traz inúmeros benefícios, incluindo:
- Melhores taxas de quadros, tempos de resposta e menor instabilidade para jogadores em todo o país;
- Uma experiência aprimorada para jogadores desfrutarem de jogos de alta fidelidade e alto desempenho;
- Suporte para todas as ferramentas de ponta para desenvolvedores da Roblox, possibilitando uma jogabilidade potencialmente mais competitiva e de alta velocidade;
- Desempenho otimizado tanto em dispositivos de alto desempenho quanto em dispositivos de baixo custo, devido à redução da latência e à melhoria nos tempos de carregamento;
- Um ambiente de alto desempenho para os jogos dos criadores, ampliando a sua base de jogadores brasileiros.
Matheus Vivian da Hermit Crab, um estúdio de desenvolvimento e criação de jogos local, que recentemente trabalhou com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Menino Maluquinho para dar vida a suas ativações na plataforma da Roblox, compartilhou sua empolgação: “Como um desenvolvedor de Roblox no Brasil, ver a plataforma investir em um data center de ponta bem aqui é extremamente empolgante. Esse passo mostra o quão a sério a Roblox leva a nossa comunidade e o nosso potencial. Uma infraestrutura melhor significa tempos de carregamento mais rápidos, uma jogabilidade mais fluida e mais oportunidades para criar experiências incríveis para jogadores e criadores brasileiros. É inspirador ver esse tipo de compromisso de longo prazo com nossa região. O futuro é promissor para os criadores daqui.”
Esse anúncio vem após o lançamento dos Preços Regionais, que permitem que os criadores ofereçam preços específicos por região para seus itens dentro da experiência. Criadores que optam pelos Preços Regionais agora têm uma ferramenta adicional para construir seus negócios globais e maximizar os ganhos na Roblox. Para usuários, isso significa que os valores em Robux são mais condizentes com a economia local, em vez de pagar o mesmo preço, independentemente de onde estão. Ainda este ano, a Roblox planeja habilitar o Preço Regional para itens de avatar.
Para mais informações sobre o data center, visite nosso estande e palestras na Gamescom Latam essa semana:
- Estande
- De 1º de maio a 04 de maio
- Os números do estande são 2031 e 2033
- No estande, criadores, jogadores e fãs da Roblox terão a chance de interagir com seus influenciadores e desenvolvedores favoritos, testar jogos e experiências desenvolvidas na plataforma e competir em desafios de desenvolvimento, quiz e partidas de gameplay.
Roblox: Impulsionando o Desenvolvimento de Jogos na América Latina
Quando: Sexta-feira, 02 de maio às 13h20.
Onde: Palco 1
O que: Desbloqueie todo o seu potencial para o desenvolvimento de games na Roblox. Nessa palestra, Jim Greer, diretor sênior de sucesso dos criadores na Roblox, vai explorar o motor de jogo e as capacidades de criação na Roblox. Projetado para suportar qualquer gênero – desde jogos de tiro competitivos até jogos de esportes cheios de ação – a base crescente de 97,8 milhões de usuários ativos diariamente da Roblox representa uma oportunidade para os desenvolvedores criarem jogos envolventes e negócios saudáveis. Nós vamos mostrar como nossas ferramentas ajudam as equipes a iterar e lançar rapidamente, trazendo jogos para o mercado com mais velocidade. Custos operacionais baixos fazem da Roblox o lugar ideal para equipes pequenas e ágeis iterarem e escalarem seus negócios. Com estudos de caso reais de criadores bem-sucedidos, aprenda como criar, crescer e monetizar jogos em grande escala na Roblox.
Da Paixão à Profissão: A jornada dos desenvolvedores de Roblox da América Latina
Quando: Sábado, 3 de maio às 13h45
Onde: Palco gamescom latam
O que: Junte-se a Justin Sousa, líder global da comunidade de desenvolvedores, enquanto ele conduz um bate-papo com desenvolvedores latinos da Roblox sobre suas jornadas, da paixão à profissão. Desde a criação de suas primeiras experiências até a construção de comunidades prósperas, este painel explora como a criatividade e a determinação transformaram suas vidas. Inspire-se com histórias de quem transformou o ato de jogar em um propósito.
* taxa de crescimento agregada em 4 anos dos usuários ativos diários no Brasil, entre o primeiro trimestre de 2021 e o primeiro trimestre de 2025, se encerrando em 31 de março de 2025.
Pesquisa Game Brasil revela os principais resultados da PGB Latam 2025 durante a Gamescom Latam
A Pesquisa Game Brasil apresentou hoje (1) os destaques da PGB Latam durante a Gamescom Latam 2025, em São Paulo. O estudo traz as informações atualizadas sobre a relação do público latino-americano com jogos eletrônicos, hábitos de consumo e o perfil dos jogadores da região. No total, participantes de cinco países da América Latina - Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru - responderam à pesquisa.
Este ano, a PGB Latam registrou que, depois do Brasil, os mexicanos são os que mais consomem jogos digitais, com 77,6%, seguido pelos peruanos (75,6%) e argentinos (75,5%). Na Argentina, Chile, Colômbia e no Peru, a maioria dos consumidores de jogos digitais são os Millennials (pessoas que têm entre 30 e 44 anos), enquanto no México, a Geração Z (idade entre 15 e 29 anos) é a predominante entre os que mais jogam.
“Em todas as edições da PGB Latam, notamos algumas particularidades quando comparamos os resultados de cada país, especialmente em relação ao Brasil”, comenta Carlos Silva, CEO da Go Gamers, idealizadora da PGB. “Mas também identificamos várias semelhanças que também nos unem no mesmo território, e mostram como o público latino-americano é um dos mais engajados no mercado de jogos digitais no mundo todo”.
![]() |
| Pesquisa Game Brasil revela os principais resultados da PGB Latam 2025 durante a Gamescom Latam. Reprodução: Divulgação |
Uma dessas semelhanças também tem a ver com a plataforma de preferência para consumo de jogos: em todos os países que participaram da PGB Latam, o smartphone lidera o pódio - com destaque para a Colômbia, que conta com 55% dos jogadores concentrados nesta plataforma. Para Chile, México e também Brasil, o segundo lugar do ranking fica com os consoles (18,8%, 27%, e 24,7%, respectivamente), enquanto o Peru revela uma preferência maior (28%) por outros tipos de plataformas (como portáteis) na sua segunda opção.
A PGB Latam também mostra que, para os latinos, jogos digitais estão entre as principais formas de diversão e, para a maioria, os games são a principal forma de entretenimento - neste ranking, os peruanos saem na frente inclusive dos brasileiros, com 80,9% concordando com esta afirmação. O Peru também desponta como o país latino-americano com o maior número de pessoas que se consideram gamers (46,3%), seguido pelo Brasil (44,2%) e México (43,8%). Para acessar os destaques da PGB Latam, clique aqui.
Durante o painel da Gamescom Latam 2025, além de apresentar os dados mais recentes, Carlos Silva e Mauro Berimbau (consultor da Go Gamers) também trouxeram outros detalhes sobre a PGB 2025, como os jogos preferidos dos brasileiros por plataforma e o mais recente ranking de grandes marcas envolvidas com os jogos digitais.
A PGB 2025 já está disponível. Para acessar o relatório gratuito completo, clique aqui.
Gamescom Latam BIG Festival sponsored by Banco do Brasil anuncia os vencedores da maior premiação de jogos da América Latina
O Gamescom Latam BIG Festival sponsored by Banco do Brasil anunciou, nesta quarta-feira (30), os .vencedores da primeira noite da maior premiação de jogos da América Latina. Anualmente, são destacados acima de 100 jogos mais inovadores e promissores do mundo, proporcionando ao público a exclusiva oportunidade de testá-los em primeira mão. Neste primeiro dia de premiação, 16 categorias tiveram seus campeões, após a avaliação de um painel composto por 49 jurados. O gamescom latam BIG Festival sponsored by Banco do Brasil retorna neste domingo (4) com mais premiações e homenagens.
O lendário Shuhei Yoshida, ex-chefe de Indies da Sony Interactive Entertainment Worldwide Studios e líder do programa PlayStation Indies, foi o grande homenageado da noite e recebeu o Lifetime Achievement Award por seu trabalho durante muitos anos e por ter transformado a indústria de games no mundo todo.
Com um clima de muita expectativa, os indicados se reuniram em massa para ouvir os resultados. Torcedores vibrantes e grupos com roupas combinando lotaram a plateia do palco gamescom latam sponsored by Kabum! para acompanhar a comemoração dos vitoriosos.
Com transmissão ao vivo, o apresentador Maurício Somemzari agradeceu: “Esperamos que, de verdade, esse prêmio seja um impulso para esses estúdios. Essa é a alma dessa premiação”.
![]() |
| Gamescom Latam BIG Festival sponsored by Banco do Brasil anuncia os vencedores da maior premiação de jogos da América Latina. Reprodução: Divulgação |
Veja abaixo os vencedores das categorias principais:
O ganhador do Melhor Jogo e premiado com o cheque de 5 mil reais foi Nine Sols, um game de ação-plataforma 2D desenhado à mão e rico em narrativa, com combate focado em deflexão inspirado em Sekiro.
Quem levou o prêmio de Melhor jogo: América Latina foi Grizzly Man, da LCB Game Studio
O Melhor Jogo: Brasil ficou com o Mullet MadJack, desenvolvido pela Hammer 95 Studios e publicado pela Epopeia Games. Os desenvolvedores receberam o prêmio pessoalmente e agradeceram o apoio dos fãs que os motivaram a seguir em frente.
O vencedor da categoria Melhor Jogo Casual foi o Paper Trail, do estúdio Newfangled Games.
A Melhor Arte ficou por conta do Naiad, feito e publicado pelo HiWarp.
Quem levou o prêmio de Melhor Narrativa foi Neva, da Nomada Studio e publicado pelo Devolver Digital.
Na Melhor Gameplay, levou o prêmio o Animal Well, desenvolvido pela Shared Memory e publicado pela Bigmode.
Na categoria Inovação, quem levou o prêmio foi o Sol Cesto, de Geraud Zucchini & Chariospirales e publicado pela Goblinz Publishing.
O Melhor Jogo Mobile foi Levil Devil, da Unept, LLC
O prêmio de Melhor Multiplayer foi Bang Bang Barrage, do estúdio Monkey Bread e publicado por Spiral Up Games.
A Gamescom Latam acontece até domingo (04), no Distrito Anhembi, e traz o melhor e mais atual conteúdo do universo dos games, com uma programação repleta de atrações, palestras, competições e muito mais.
Agenda do Evento
- Quinta e sexta-feira (1 e 2 de maio): das 9h30 às 21h;
- Sábado (3 de maio): das 11h às 21h;
- Domingo (4 de maio): das 11h às 20h.
Sob a chancela da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Gamescom Latam tem patrocínio master do Banco do Brasil; patrocínio da Claro, Seara e TNT; parceria B2B com a Apaa (Associação Paulista dos Amigos da Arte) e com a Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais) por meio do projeto Brazil Games; apoio da Twitch e Kabum!; realização da Gamescom Latam, da Omelete Company, da Koelnmesse, Adesampa, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Cidade de São Paulo, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Começa amanhã a Gamescom Latam 2025 com mais de 250 horas de programação: Veja tudo o que vai rolar
|
|
Morre o Papa Francisco aos 88 anos de idade
Morreu nesta segunda-feira, 21, o Papa Francisco. O anúncio foi dado diretamente da Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, por Sua Eminência, o Cardeal Farrell.
Esta foi a mensagem divulgada pelo cardeal: “Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino.”
O Pontífice esteve internado de 14 de fevereiro a 23 de março para o tratamento de uma bronquite e infecção polimicrobiana. Desde a alta, estava em recuperação em sua residência, a Casa Santa Marta, com retomada gradual de suas atividades.
Eleito em 13 de março de 2013, Jorge Mario Bergoglio foi o 266º Papa da Igreja católica, o primeiro latino-americano e o primeiro jesuíta. Escolheu “Francisco” como nome de pontificado, em uma alusão a São Francisco de Assis e sua atenção aos mais pobres e marginalizados, o que também foi uma marca de seu pontificado.
Argentino, Francisco era filho de imigrantes italianos, nascido em 17 de dezembro de 1936. Foi ordenado padre em 13 de dezembro de 1969 e bispo em 27 de junho de 1992. São João Paulo II o criou como cardeal em 21 de fevereiro de 2001. Foi arcebispo de Buenos Aires de 1997 até sua eleição como Papa.
Foram 12 anos de pontificado dedicados a temas importantes. A força da misericórdia divina, a cultura do encontro, o apoio aos mais necessitados estão entre os principais. O cuidado da casa comum apareceu com força em 2015, com a publicação da encíclica Laudatro si’, considerada a encíclica verde do pontificado. O documento foi “atualizado” em 2023, quando foi publicada uma continuação, a exortação apostólica Laudate Deum, sobre a crise climática. Um pouco antes, em fevereiro de 2020 , a tônica já tinha sido reforçada com a exortação apostólica pós sinodal “Querida Amazônia”, que traçou novos caminhos de evangelização e cuidados do meio ambiente e dos pobres.
Outro feito de seu pontificado foi o processo de reforma da Cúria, que começou com Papas anteriores e foi concluído com a publicação, em março de 2022, da constituição apostólica Praedicate Evangelium. O texto é o resultado de um longo trabalho colegial, que se inspirou nas reuniões pré-conclave de 2013, envolveu o Conselho dos Cardeais e continuou sob a orientação do Papa com várias contribuições de Igrejas de todo o mundo.

Morre o Papa Francisco aos 88 anos de idade. Reprodução: Massimo Valicchia via Reuters Connect
Legado do magistério
Além do exemplo de simplicidade, diálogo e proximidade que se revelaram em seus gestos, Francisco deixa à Igreja como legado de seu magistério uma série de documentos e discursos. São quatro encíclicas, sete exortações apostólicas, 75 cartas em forma de Motu próprio (próprio punho), 39 constituições apostólicas e 91 cartas apostólicas.
Com relação às chamadas “catequeses”, suas tradicionais reflexões durante as audiências gerais de quarta-feira, foram inúmeras e abordadas em diversos ciclos. O mais recente deles era em harmonia com o Ano Jubilar: “Jesus Cristo, nossa esperança”.
Além das audiências dedicadas a temas específicos como Advento, Natal, Quaresma e Páscoa, Francisco desenvolveu ciclos de reflexões sobre: o Credo, os Sacramentos, os Dons do Espírito Santo, a Igreja, a Família, a Misericórdia, a Esperança Cristã, a Santa Missa, o Batismo, a Confirmação, os Mandamentos, a oração do Pai Nosso, os Atos dos Apóstolos, “Curar o mundo” (pandemia), a oração, São José, a velhice, o discernimento, a paixão pela evangelização, o Espírito Santo e a Esposa, Vícios e Virtudes.
NVIDIA anuncia DLSS 4 com Multi-Frame Generation para Cyberpunk 2077, FragPunk e mais
A NVIDIA continua a expandir o número de jogos compatíveis com a sua mais recente tecnologia de DLSS, o DLSS 4 com Multi-Frame Generation. Nesta semana, a empresa anunciou a chegada de dois novos títulos compatíveis com a tecnologia, sendo eles Cyberpunk 2077 e Steel Seed. Já STORROR Parkour Pro chegará nesta semana, compatível com DLSS Frame Generation e outras melhorias RTX.
![]() |
| NVIDIA anuncia DLSS 4 com Multi-Frame Generation para Cyberpunk 2077, FragPunk e mais. Reprodução: Captura de tela/Nvidia |
Confira mais detalhes sobre os jogos dessa semana:
Steel Seed: Steel Seed, da Storm in a Teacup e ESDigital Games, é um jogo de aventura stealth ambientado em um mundo sombrio de ficção científica, onde a humanidade está à beira de sua extinção. O jogo estará disponível em 22 de abril e todos os jogadores poderão aprimorar seu desempenho graças às tecnologias DLSS. Aqueles que tiverem as GPUs GeForce RTX Série 50 alcançarão as maiores taxas de quadros possíveis ao utilizarem o DLSS Multi-Frame Generation. Já os proprietários de placas de vídeo GeForce RTX Série 40 poderão multiplicar o desempenho do jogo ativando o DLSS Frame Generation, e todos terão acesso ao DLSS Super Resolution para garantir taxas de quadros altas em suas jogatinas. Antes do lançamento oficial de Steel Seed, será possível baixar uma demo do jogo compatível com o DLSS Super Resolution no Steam.
STORROR Parkour Pro: A nova experiência multiplayer de parkour da Hole in the Sleeve Game Studios acaba de ser lançada em acesso antecipado. Os jogadores GeForce já podem ativar diversas tecnologias RTX, incluindo o DLSS Frame Generation para aumentar as taxas de quadros em PCs e notebooks equipados com GPUs GeForce RTX, e DLSS Super Resolution, que utiliza o mais novo modelo de transformador de IA da NVIDIA, para acelerar o FPS para todos os usuários. Além disso, aqueles que possuírem desempenho extra disponível em seus setups, poderão ativar a iluminação Lumen com Ray Tracing e o NVIDIA DLAA, maximizando a qualidade da imagem do título. STORROR Parkour Pro entrou em acesso antecipado nesta semana e você já pode conferir o jogo no Steam.
Cyberpunk 2077 & FragPunk: A tecnologia DLSS 4 com Multi-Frame Generation e os mais novos modelos de DLSS com transformadores de IA estão disponíveis tanto no Cyberpunk 2077 quanto para FragPunk, multiplicando o desempenho de jogadores com GPUs GeForce RTX Série 50 em até 9X e aprimorando ainda mais a qualidade da imagem. Você pode conferir as mudanças e melhorias em ambos os jogos nos novos vídeos comparativos de Cyberpunk 2077 e FragPunk com DLSS 4 Multi-Frame Generation abaixo.
Roblox lança três novas ferramentas de controles parentais
A Roblox, plataforma imersiva de jogos e criação, anuncia o lançamento de três novos recursos de Controles dos responsáveis para ajudar as famílias a aproveitarem ao máximo a plataforma, além de anunciar novas melhorias em seus sistemas e tecnologias de segurança integrados.
Os anúncios de hoje dão continuidade a mais de 40 atualizações de segurança feitas em 2024, incluindo proteções integradas para os usuários mais jovens, novas classificações de conteúdo e limites de como usuários menores de 13 anos podem se comunicar na plataforma.
![]() |
| Roblox atualiza controles parentais. Reprodução: Divulgação/Roblox |
A partir de hoje, pais e responsáveis terão uma flexibilidade ainda maior para gerenciar a atividade de suas crianças na Roblox com acesso a três novas ferramentas:
- Gerenciamento de amizade: Agora os responsáveis podem bloquear qualquer pessoa na lista de amigos de suas crianças, o que vai impedir que elas troquem mensagens com aquela conta. Os responsáveis também têm a opção de denunciar qualquer um dessa lista se eles acreditam que essa pessoa está violando a política interna da Roblox.
- Bloqueio de experiência: Os responsáveis já contam com uma configuração para revisar ou alterar a classificação etária do conteúdo para a conta de suas crianças, o que determina o tipo de experiência que elas podem acessar. A partir de hoje, eles podem também bloquear o acesso de suas crianças a jogos e experiências específicas, isso oferece um controle mais detalhado sobre as experiências que suas crianças podem acessar.
- Percepções detalhadas sobre o tempo de tela: Os responsáveis já podem ver e definir limites no tempo de tela diário de suas crianças. A partir de hoje, eles possuem percepções mais detalhadas de como as crianças passam seu tempo na Roblox. Agora, é possível ver as 20 experiências mais frequentadas durante a semana, organizadas pelo tempo total gasto. Se os responsáveis encontrarem alguma experiência que eles não querem que suas crianças tenham acesso, é possível bloquear esse conteúdo.
Pais e responsáveis que queiram começar a utilizar esses novos controles podem vincular suas contas à conta de suas crianças e, na sequência, verificar sua conta com um documento de identificação ou cartão de crédito. Depois de conectar as contas, os responsáveis podem gerenciar a experiência de suas crianças a partir dos Controles dos responsáveis. Além de acessar as novas ferramentas que estão sendo lançadas hoje, é possível usar os Controles dos responsáveis para definir limites e gerenciar as definições de privacidade das suas crianças.
Atualizações no modelo de segurança de voz de código aberto da Roblox
Tony Hawk's Pro Skater 3+4 chega ao Nintendo Switch 2 neste inverno
Quem destrói um abacaxi no fundo do mar? Tony Hawk e o elenco estelar de skatistas que irá desbravar as rampas de Skater Island, nova fase do jogo, quando Tony Hawk's Pro Skater 3+4 for lançado no Nintendo Switch 2, no segundo semestre de 2025.
Tony Hawk e sua trupe chegam ao Switch 2 com um remake lendário, construído do zero com incrível atenção aos detalhes. O título apresenta lendas icônicas ao lado de novos skatistas, manobras mais radicais, uma trilha sonora ainda mais pesada e, pela primeira vez em uma década, novas pistas.
![]() |
| Tony Hawk's Pro Skater 3+4 chega ao Nintendo Switch 2 neste inverno. Reprodução: Divulgação/Activision |
GameMaker anuncia suporte para Nintendo Switch 2
Os jogos produzidos no motor gráfico GameMaker terão suporte para Nintendo Switch 2 já no lançamento. O motor gráfico definitivo para o desenvolvimento de jogos 2D colaborou com a Nintendo para garantir que os jogos desenvolvidos na GameMaker possam ser exportados diretamente para o Nintendo Switch 2. O console será lançado ainda este ano.
“Anunciar suporte para o Nintendo Switch 2 desde o primeiro dia é algo gigante para a GameMaker e a comunidade de desenvolvedores”, afirmou Russell Kay, gerente da GameMaker. “Assim como a Nintendo celebrou a criatividade independente no primeiro Switch, estamos muito entusiasmados com as oportunidades que esse acordo trará, para que desenvolvedores tragam a próxima leva de games da GameMaker para os jogadores do que, sem dúvidas, será um console revolucionário.”
Mais detalhes sobre o lançamento completo do suporte da GameMaker para Nintendo Switch 2, incluindo funções, timelines e como os desenvolvedores podem se envolver, serão revelados em breve.
![]() | |
| GameMaker anuncia suporte para Nintendo Switch 2. Reprodução: Divulgação/GameMaker |
O Nintendo Switch se provou uma plataforma altamente popular entre os desenvolvedores de GameMaker, com milhares de jogos, como Undertale, Pizza Tower e Chicory: A Colorful Tale, que foram exportados para a Nintendo eShop. Além disso, a GameMaker já está trabalhando com um punhado de desenvolvedores em jogos que serão lançados para o Nintendo Switch 2 em breve.
Esse sucesso preparou o caminho para o tão aguardado Nintendo Switch 2, com lançamento previsto para este ano. O Nintendo Switch original se consagrou um fenômeno, se tornando um dos consoles mais vendidos da história, com mais de 150 milhões de unidades vendidas.
Comece a fazer jogos hoje mesmo, gratuitamente, acessando aqui.
Bandai Namco anuncia três títulos para o Nintendo Switch 2
A Bandai Namco Entertainment America Inc. anunciou hoje que três títulos chegarão ao Nintendo Switch 2. Elden Ring Tarnished Edition trará o premiado e vencedor de jogo do ano, Elden Ring, da Bandai Namco Entertainment Inc. e FromSoftware, Inc., para o novo console.
Shadow Labyrinth, o jogo de plataforma de ação com uma versão sombria de ficção científica de PAC-MAN e outros clássicos de fliperama, e Tamagotchi Plaza, uma nova sequência da encantadora série Tamagotchi Connection: Corner Shop, também serão lançados para o Nintendo Switch 2.
| Bandai Namco anuncia três títulos para o Nintendo Switch 2. Reprodução: R7 |
Elden Ring Tarnished Edition trata-se de uma versão completa que inclui o jogo base Elden Ring, junto do DLC Elden Ring Shadow of The Erdtree. O título também contará com novas armaduras e itens de personalização para a aparência de Torrent.
O lançamento de Elden Ring Tarnished Edition está previsto para 2025 no Nintendo Switch 2 e o seu conteúdo adicional também estará disponível em outras plataformas. Para obter mais informações, acesse o site oficial.
Descubra um mundo de segredos em uma versão inspirada no icônico PAC-MAN e outros ícones dos fliperamas em Shadow Labyrinth, o jogo de plataforma 2D cheio de ação desenvolvido pela Bandai Namco Studios Inc. O título apresenta uma jornada épica em um planeta hostil, onde perigos novos e já conhecidos desafiam os jogadores a explorar, caçar e consumir criaturas sombrias em sua busca para tornar-se o maior predador do planeta.
Shadow Labyrinth está programado para ser lançado em 18 de julho de 2025 e estará disponível ainda hoje para pré-encomendas no Nintendo Switch. A pré-venda do Nintendo Switch 2 será anunciada posteriormente e já está disponível para as outras plataformas. Para obter mais informações, acesse o site oficial.
Os Tamagotchi estão de volta em Tamagotchi Plaza, pois o icônico animal de estimação digital e companheiro de bolso retorna em um novo e encantador jogo casual. Neste último lançamento da série Tamagotchi Connection: Corner Shop, os jogadores serão lojistas na cidade de Tamahiko, interagindo com mais de 100 Tamagotchi à medida que abrem e desenvolvem uma dúzia de lojas diferentes a fim de melhorar sua reputação na cidade.
Tamagotchi Plaza chegará em 27 de junho de 2025 ao Nintendo Switch e Nintendo Switch 2, e será compatível com o dispositivo Tamagotchi Uni. Para obter mais informações, acesse o site oficial.
Sega anuncia cinco títulos para Nintendo Switch 2
A SEGA anunciou hoje cinco novos títulos que chegarão ao tão aguardado Nintendo Switch 2 durante a janela de lançamento do console: Yakuza 0 Director’s Cut, RAIDOU Remastered: The Mystery of the Soulless Army, Puyo Puyo Tetris 2S, SONIC X SHADOW GENERATIONS e Two Point Museum.
Informações adicionais sobre os jogos serão anunciadas no futuro.
![]() |
| Sega anuncia cinco títulos para Nintendo Switch 2. Reprodução: TecheNet |
Elden Ring Nightreign revela novo personagem
A Bandai Namco anunciou o novo personagem que estará presente em ELDEN RING NIGHTREIGN, o Olho-de-Ferro. Inicialmente com um arco e especializando-se em armas baseadas em destreza, o personagem adiciona dano e utilidade a qualquer grupo corajoso o suficiente para entrar em Limveld.
Os jogadores mais experientes também reconhecerão a utilidade dos ataques de longo alcance ao conseguirem reviver à distância os membros do grupo abatidos e fazer a diferença em suas aventuras. Embora o Olho-de-Ferro comece com ataques e habilidades de longo alcance, como todos os Viajantes de Noite, eles podem usar qualquer arma descoberta durante as partidas.
![]() |
| Elden Ring Nightreign revela novo personagem. Reprodução: Divulgação/Bandai Namco |
Desenvolvido pela FromSoftware, Inc. e publicado pela Bandai Namco Entertainment Inc., ELDEN RING NIGHTREIGN trará ação de sobrevivência cooperativa ambientada no universo de Elden Ring para os jogadores em 30 de maio no PlayStation®5, PlayStation®4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC via Steam®.
Para mais informações sobre ELDEN RING NIGHTREIGN, acesse o site oficial.
Skype será desligado pela Microsoft; Teams vai substituir
Por Omelete
A Microsoft decidiu encerrar o Skype. O software de conversa via chat, vídeo e chamada de voz será desligado a partir de 5 de maio. Em seu lugar, a Microsoft vai focar em promover o Teams, com as mesmas finalidades.
Usuários existentes do Skype poderão migrar seu histórico de mensagens, chats em grupo e contatos automaticamente para o Teams, sem a necessidade de criar outra conta. A Microsoft também prevê um novo sistema para discagem de números de telefone nacionais e internacionais, coisa que o Skype igualmente fazia.
"Os usuários do Skype estarão no controle, eles terão a escolha", disse Jeff Teper, presidente de aplicativos da Microsoft ao The Verge. "Eles podem migrar seu histórico de conversas e seus contatos e seguir em frente se quiserem, ou podem migrar para o Teams", complementou.
A partir de 5 de maio, usuários existentes do programa terão 60 dias para decidir o que fazer. Tudo será migrado, exceto a parte de telefonia, como citado. Créditos Skype existentes na conta dos usuários serão mantidos, mas este sistema não será usado no Teams.
![]() |
| Skype será desligado pela Microsoft; Teams vai substituir. Reprodução: Axios/Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images. |
Vale lembrar que o Skype existe desde 2003. A Microsoft adquiriu o software em 2011, por nada menos que US$ 8,5 bilhões. Na época a intenção era substituir o Windows Live Messenger.
O Skype sempre foi muito popular nos EUA e era usado regularmente também em outros país. Seu nome, por muito tempo, foi associado a conversas por voz via Internet e também para ligações locais e internacionais.
A Microsoft incorporou o software em diversos de seus produtos, como sistemas Windows e consoles Xbox. A última grande atualização do Skype foi em 2023, quando recebeu compatibilidade com o chatbot de inteligência artificial do Bing, buscador da empresa.
NVIDIA anuncia a adição do DLSS 4 com Multi Frame Generation para Avowed e mais
A NVIDIA anunciou, a chegada de mais cinco jogos compatíveis com as tecnologias DLSS, incluindo grandes nomes como Avowed, Star Wars Outlaws e Indiana Jones e o Grande Círculo. Além disso, a empresa também comunicou o lançamento de um novo GeForce Game Ready Driver e a adição da tecnologia G-Sync para cinco monitores. Confira mais detalhes sobre todas as novidades anunciadas pela empresa:
![]() |
| NVIDIA anuncia a adição do DLSS 4 com Multi Frame Generation para Avowed e mais. Reprodução: Divulgação NVIDIA. |
- Avowed: Avowed, da Obsidian Entertainment e Xbox Game Studios, está disponível em Acesso Antecipado para quem comprou a edição Premium do título. O lançamento oficial do jogo está programado para o dia 18 de fevereiro. Situado no mundo fictício de Eora, que foi apresentado aos jogadores na franquia Pillars of Eternity, Avowed leva os jogadores a investigar rumores sobre uma praga que está se espalhando pelas Terras Vivas. No lançamento, o jogo contará com suporte ao DLSS Super Resolution, DLSS Frame Generation e NVIDIA Reflex. Usuários do NVIDIA App podem melhorar ainda mais a qualidade visual e o desempenho do título utilizando as substituições do DLSS 4 overrides em GPUs GeForce RTX Série 50 e 40.
- Star Wars Outlaws: Com a chegada de uma nova atualização, Star Wars Outlaws agora oferece uma experiência ainda melhor em todos os PCs equipados com uma GPU GeForce RTX. A atualização adiciona suporte ao DLSS 4 com Multi Frame Generation, um modelo aprimorado do DLSS Frame Generation capaz de melhorar o desempenho do título e utilizar menos a VRAM. A atualização também disponibiliza o novo modelo de IA DLSS transformer para as tecnologias DLSS Super Resolution, DLSS Ray Reconstruction e DLAA. Em GPUs GeForce RTX Série 50, o DLSS Multi Frame Generation trabalha em conjunto com outras tecnologias DLSS para multiplicar as taxas de quadros em média 9,3 vezes em comparação ao render tradicional. Esse enorme avanço de desempenho permite que proprietários de uma GPU GeForce RTX 5090 joguem a mais de 220 FPS em 4K, com Ray Tracing e outras configurações no Ultra, enquanto os proprietários de uma GeForce RTX 5080 conseguem atingir até 150 FPS, proporcionando uma experiência significativamente mais fluida e veloz.
- Indiana Jones e o Grande Círculo: Essa emocionante aventura ficará ainda melhor com a próxima atualização de Indiana Jones e o Grande Círculo, programada para a próxima semana. A atualização introduz o DLSS 4 com Multi Frame Generation e DLSS Ray Reconstruction, atualiza o DLSS Super Resolution e DLAA para o novo modelo de IA baseado em transformer e adiciona sombras traçadas vindas de todas as fontes de luz via Ray Tracing. Ao ativar o DLSS Multi Frame Generation juntamente com o DLSS Super Resolution e o DLSS Ray Reconstruction o desempenho do jogo é multiplicado, em média, 4 vezes nas GPUs GeForce RTX Série 50 em 4K, com Ray Tracing completo ativado. Com essa potência extra, a GeForce RTX 5090 é capaz de ultrapassar os 260 quadros por segundo em 4K, proporcionando a experiência única em Indiana Jones e o Grande Círculo no PC. Já em 2560x1440, o jogo tem seu desempenho otimizado, em média, em 3.7x permitindo que tanto a GeForce RTX 5080 quanto a GeForce RTX 5090 superem os 235 FPS com Ray Tracing Completo ativado.
- Legacy: Steel & Sorcery: Criado por veteranos da indústria de MMOs, Legacy: Steel & Sorcery é uma homenagem ao combate PvP, à coleta de recursos, à exploração e ao senso de comunidade dos MMOs, tudo em uma experiência de extração para um jogador ou cooperativa. O jogo entrou em Acesso Antecipado no Steam na última quarta-feira (12), e os jogadores com GPUs GeForce RTX podem acelerar o seu desempenho graças ao DLSS Super Resolution e o DLSS Frame Generation.
- Wuthering Waves: Devastada pelo Lamento, a civilização renasce em Wuthering Waves, o título de mundo aberto da KURO GAMES. Em seu lançamento, o jogo chegou com suporte ao DLSS Super Resolution, e nesta última quinta-feira (13), uma nova atualização introduziu suporte a outras tecnologias da NVIDIA, como o DLSS Frame Generation, NVIDIA Reflex e reflexos por traçados de raio. Isso permite que jogadores com GPUs GeForce RTX acelerem ainda mais as taxas de quadros do título, reduzam a latência do sistema e tornem a jogabilidade ainda mais fluida.
- Dark Messiah of Might and Magic RTX Remix: Uma pequena equipe de modders, sob a tutela da wiltOS Technologies, está trabalhando para atualizar o RPG de ação em primeira pessoa Dark Messiah of Might and Magic, lançado em 2006 pela Ubisoft e Arkane Studios, ambientado no universo de fantasia Might & Magic. Para oferecer mais opções aos jogadores, eles estão desenvolvendo três mods distintos, que podem ser usados individualmente ou em conjunto. O primeiro atualiza o jogo em si, corrigindo bugs e introduzindo diversas melhorias de qualidade de vida. O segundo adiciona uma campanha cooperativa online completa e outros conteúdos inéditos. E o terceiro é um mod NVIDIA RTX Remix que transforma completamente os gráficos do jogo, adicionando Ray Tracing Completo e DLSS. Você pode conferir um novo trailer do projeto aqui, destacando os últimos avanços do mod RTX Remix, incluindo texturas aprimoradas, novos ativos, iluminação melhorada e muito mais.
Além de todas essas novidades, a NVIDIA anunciou a chegada de um novo GeForce Game Ready Driver trazendo suporte desde o lançamento para Avowed, a atualização de DLSS 4 com Multi Frame Generation de Indiana Jones e o Grande Círculo, Sid Meier's Civilization VII e a atualização de DLSS Frame Generation de Wuthering Waves. Este driver também adiciona suporte para quatro novos perfis de Optimal Playable Settings, além de cinco monitores compatíveis com a tecnologia G-SYNC, que oferece uma experiência básica de Variable Refresh Rate (VRR), tornando a jogabilidade ainda mais fluida e envolvente. Confira a lista completa de monitores, clicando aqui.
A mais nova atualização de Cat Quest III, Miau Jogo, já está disponível gratuitamente
Todos os gataventureiros a bordo! Os desenvolvedores The Gentlebros junto a Kepler Interactive anunciam que Cat Quest III, recentemente indicado a Jogo Familiar do Ano no 28º D.I.C.E. Awards pela Academy of Interactive Arts & Sciences, acaba de receber uma grande atualização gratuita para todas as plataformas. O modo favorito dos fãs, Miau Jogo, retorna, dando aos jogadores uma desculpa perfeita para embarcar em outra jornada emocionante pelo Pataribe.
O Miau Jogo traz uma variedade de modificadores de jogabilidade para manter Cat Quest III atualizado e testar as habilidades até dos mais experientes miaurujos. Os jogadores também podem ganhar novos equipamentos como recompensa ao enfrentar o desafio do modo Miau Jogo. Confira abaixo a lista completa de modificadores:
![]() |
| A mais nova atualização de Cat Quest III, Miau Jogo, já está disponível gratuitamente. Reprodução: Steam/Divulgação |
- Nove Vidas – O jogador tem apenas nove chances antes que seu arquivo salvo seja deletado e perdido para semprrrre;
- Inimigos Osso Duro – Inimigos mais fortes e perigosos rondam o Pataribe;
- Patas Nuas – Nenhuma arma ou armadura é permitida! Apenas trecos podem ser equipados;
- Miaugia Pura – Somente feitiços podem ser conjurados! Mas não tem problema: o mana se regenera rapidamente;
- Sem Subir de Nível – O jogador permanece no mesmo nível durante todo o jogo;
- Aucelerado – Tudo se move duas vezes mais rápido, inclusive o jogador, que poderá testar seus reflexos felinos;
- Sem Melhorias – Sem upgrades de nível, nem mesmo feitiços;
- Navio Cãomarada – Os canhões do navio só causam 1 de dano.
Philadelphia Eagles atropela Kansas City Chiefs e conquista Super Bowl LIX
![]() |
| Philadelphia Eagles atropela Kansas City Chiefs e conquista Super Bowl LIX. Reprodução: Divulgação NFL |














